HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL


De acordo com os estudos do Capítulo 4 - Contextualização das primeiras escolas de Serviço Social no Brasil, o papel principal do Serviço Social foi de:

 

 

Analise as afirmativas e assinale V para verdadeira e F para falsa.

 

 

(  )  Priorizar os interesses do capitalismo e a atuação conforme os valores da Igreja e as imposições da sociedade. 

(  ) Atuação de manipulação da classe operária e suas famílias, a classe operária e suas famílias, foram os principais objetos de sua intervenção.

(  ) Os assistentes sociais foram adequando suas técnicas e métodos de agir em uma determinada realidade, devido às transformações que ocorreram na sociedade brasileira.

(  ) Às transformações que ocorreram no âmbito social, econômico e político do Brasil, comprovam que suas modificações aconteceram de forma isolada.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 

 


V – V – V – F.


F – F – V – F.


V – F – V – F.


V – F – F – V.


V – V – F – V.

De acordo com seus estudos do Capítulo 3 – Aspectos sócio histórico do Serviço Social no contexto brasileiro. Quanto ao importante conceito de reprodução das relações sociais. Torna-se essencial compreender que este conceito se refere:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.   Ao modo como se produzem e reproduzem as relações sociais na sociedade capitalista;

II.  A reprodução da vida envolvendo todos os seus aspectos: econômicos, sociais, culturais, políticos, enfim, a sua totalidade.

III. A reprodução da vida envolvendo os processos urbanos e rurais dos aspectos de produção em larga escala e da economia do país.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


I, II e III.


I, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


II, apenas.

De acordo com seus estudos do Capítulo 3 – Aspectos sócio histórico do Serviço Social no contexto brasileiro. O Estado assume os interesses divergentes que emergem das contradições entre as diferentes frações dominantes e as reivindicações dos setores populares. Pressionado a buscar alternativas para o enfrentamento da questão social, estabelece vários mecanismos de intervenção, dentre eles:

 

Analise as afirmativas.

 

I.   As manifestações do movimento operário são contidas com repressão e violência, enfraquecendo a organização política e sindical.

II. O trabalho é apresentado como virtude universal do homem, atividade que cria riquezas, que propicia o desenvolvimento da sociedade.

III. O capital é legitimado enquanto fruto do trabalho ao criar riquezas, que propicia o desenvolvimento da sociedade.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


II, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.


III, apenas.


I, apenas.

De acordo com seus estudos do Capítulo 2 - O Serviço Social no continente latino-americano: aspectos históricos, o acentuado ritmo de desenvolvimento do capitalismo chileno mostrava seus primeiros indícios industriais. Este processo trouxe todas as consequências e males derivados da expansão das relações capitalistas de produção, como:

 

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 

 


Escassez de alimentos, crescimento urbano desordenado, migrações de camponeses expulsos de suas terras, acordo trabalhistas e expansão dos direitos sociais.


Miséria, crescimento urbano desordenado, migrações de camponeses expulsos de suas terras, conflitos trabalhistas e expressões do protesto operário.


Moradias com infra estrutura, crescimento urbano planejado, migrações de camponeses de suas terras, conflitos político partidários e expressões do protesto burguês.


Miséria, crescimento dos sindicatos, migrações de camponeses donos de suas terras, conflitos étnicos e expressões do processo de democratização.


Acúmulo de bens duráveis, crescimento das ofertas de emprego, migrações sazonais de trabalhadores, conflitos políticos e expressões da manufatura.

De acordo com seus estudos do Capítulo 2 - O Serviço Social no continente latino-americano: aspectos históricos, o ritmo de desenvolvimento do capitalismo chileno mostrava seus primeiros indícios industriais. Este processo trouxe todas as consequências e males derivados da expansão das relações capitalistas de produção. Nesse sentido, a prevenção e o tratamento eram precários, pois não havia:

 

 

 Analise as afirmativas.

 

 

 

I.   Não havia infraestrutura necessária, tampouco o quadro necessário de profissionais para atender esta demanda;

II.  Falta de investimento do capital no atendimento a estas demandas;

III. Instauração um terreno propício para a emergência e a proliferação de agentes encarregados de trabalhar estes fenômenos.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


II, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.

De acordo com os estudos da História do Serviço Social no capítulo 1 - O surgimento do Serviço Social e sua expansão, o Estado exercia funções econômicas no capitalismo monopolista. Nesse sentido, indique quais são as funções diretas  e sua amplitude:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.   inserção nos setores básicos não rentáveis (no fornecimento, de energia e maté rias-primas fundamentais aos monopólios a baixo custo);

II.  o controle de empresas capitalistas em dificuldades (a princípio da socialização dos prejuízos e na superação das dificuldades, reprivatização);

III. a entrega imediata dos subsídios aos monopólios constituídos com fundos privados e a garantia de direitos sociais para população.

 

 

Assinale a alternativa correta

 

 


I e II, apenas.


I, apenas.


II, apenas.


I, II e III.


III, apenas.

De acordo com os estudos da História do Serviço Social, o Serviço Social surge desenvolvendo um prática, baseada  na lógica da

 

Analise as afirmativas.

 

I- Caridade

II- Benevolência

III- Direitos sociais.

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


I e II, apenas.


II, apenas.


III, apenas.


I, apenas.


I, II e III.

Páginas: 12